Moringa - Árvore da Vida
Milagre da Natureza

A Moringa - História
Moringa oleifera (ou Moringa moringa, (L.) Millsp. e Moringa pterygosperma, Gaertner) é uma planta da família das Moringáceas, mais conhecida simplesmente por Moringa, ainda que seja também vulgarmente designada como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina. Em Cabo Verde é conhecida como akásia-branka; em Timor, como morangue e na Índia como moxingo. É a espécie do seu género mais cultivada. Moringa Oleifera é a mais conhecida das treze espécies do género Moringaceae. Moringa era altamente apreciada no mundo antigo. Os romanos, gregos e egípcios extraíram óleo comestível das sementes e usaram o óleo para perfume e loção de pele. |



Cresce principalmente em áreas semi-áridas tropicais e subtropicais. Sendo o seu habitat preferencial o solo seco e arenoso, tolera solos pobres, como em áreas costeiras. Suas mudas são obtidas através de semeadura ou estaquia de ramos com mais de 20 cm. No cultivo em larga escala, seu tronco é submetido a podas regulares de forma que sua altura não ultrapasse cerca de um metro e meio, visando facilitar a colheita das folhas. Seu crescimento é extremamente rápido e vigoroso, atingindo o porte arbóreo já nos primeiros meses após a semeadura, no primeiro ano pode alcançar uma altura de 3 a 4 metros. A produção de sementes se inicia no primeiro ano. Aparentemente, é nativa dos sopés montanhosos meridionais dos Himalaias (Noroeste da Índia), embora tmabém há quem defenda a teoria de ser originária de África e de terem sido os Ingleses que a levaram para a Ásia. Hoje, o seu cultivo estende-se a África, à América Central e América do Sul, Sri Lanka, Índia, México, Malásia e nas Filipinas. A Moringa é fácil de cultivar e fazer cresce em áreas secas e em solos muito pobres. Devido a sua riqueza em vitaminas, minerais e proteínas, a árvore Moringa é uma fonte rica dos nutrientes. |
Considerada como uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, praticamente todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins. Nos trópicos, a sua folhagem é usada como forragem para animais. As suas sementes, oleosas, são utilizadas para a produção do óleo de Ben (ou Bem), usado em pintura artística. O óleo da semente de Moringa também pode ser usado como óleo de lubrifcacao e óleo da lâmpada. É possível que o óleo possa vir a ser uma fonte do biodiesel (atualmente sob pesquisa). A polpa de Moringa pode ser usada para o papel e a corda. Moringa pode ser processado em produtos para cuidado da pele. São cápsulas arredondadas e com três asas equidistantes. As folhas são bipenadas. As flores são amarelo-pálidas e relativamente grandes. A sua polinização é efetuada por pássaros, insetos e abelhas. O mel de Moringa é considerado dos melhores e dos mais valiosos. A madeira é usada na produção de papel e de fibras têxteis. As raízes são consideradas abortivas. Quando reproduzida através da técnica de estaquia, produz raízes capazes de conter a erosão dos solos. As sementes da árvore podem ser usadas para filtrar água. Estudos mostraram que este método simples de filtrar diminui não somente a poluição da água, mas também as bactérias prejudiciais. Usando as sementes de Moringa, individuos e comunidades não ficam dependentes dos meios caros de desinfecção de agua, produzidos nos paises ocidentais. Moringa pode ser usada como uma adição útil aos alimentos de gado e peixes. O suco das folhas de Moringa pode ser usado como um fertilizante. As plantas crescem consideravelmente com fertilizante de Moringa.
A Moringa oleifera contêm mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 19 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano, isoleucina, leucina, lisina, histidina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina, e 10 aminoácidos adicionais, Alanina, Arginina, Àcido aspártico, Cisteína, Glutamina, Glicina, Histidina, Prolina, Serina, Tirosina. Outros nutrientes benéficos como a Clorofila, Carotenóides, Flavonóides, Citocininas, Óleos Omega 3, 6 e 9, Esteróis de plantas, Polifenóis, Luteína, Xantina, Rutina e outros.
As folhas frescas contém nutrientes na seguinte proporção: Sete vezes mais vitamina C que a laranja; dezassete vezes mais cálcio que o leite; dez vezes mais vitamina A que a cenoura; quinze vezes mais potássio que a banana; duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); vinte e cinco vezes mais ferro que o espinafre; vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno. Minerais presentes: Cálcio, Cloreto, Crómio, Cobre, Enxofre, Fluorina, Ferro, Fósforo, Magnésio, Manganês, Molibdénio, Potássio, Selénio, Sódio, Zinco. Bioquímicos consideram a Moringa, a Árvore mais densamente rica em proteínas jamais descoberta. |
Documentários e testemunhos
Nossa Visão
A árvore Moringa é das plantas mais úteis e as de mais diversificada aplicação que existe.
As folhas frescas de Moringa contêm tanta proteína quanto um ovo, tanto cálcio quanto em 4 copos de leite, tanta vitamina C quanto 7 laranjas, tanto potassium quanto 3 bananas, 3 vezes mais ferro que nos espinafres e contêm 4 vezes mais vitamina A que nas cenouras.
Suas folhas são consideradas um “superalimento”, pois os cientistas descobriram que contêm o cálcio de quatro copos de leite, a vitamina C de sete laranjas, potássio de três bananas, três vezes mais ferro do que o espinafre, quatro vezes mais vitamina A do que uma cenoura e o dobro da proteína do leite. É como um supermercado nutritivo em uma árvore, e o mais curioso é que a pode ter no seu quintal.


Documentário
Um pequeno documentário sobre esta Maravilha da Natureza, que segundo consta muitos interesses existem para que não seja muito divulgada, já que pode acabar com muitas formas muito mais caras e inacessiveis de gerar os mesmos valores nutritivos.
Testemunhos
“ Moringa mostra ser uma grande promessa como uma ferramenta capaz de ajudar a superar alguns dos problemas mais severos dos países mundo em desenvolvimento tais como a desnutrição, desflorestamento, água potável e pobreza. A árvore cresce melhor nas regiões secas onde estes problemas são piores.”
- Andrew Young o antigo Prefeito de Atlanta, e Embaixador nas Nações Unidas.
“Entre a gama extensiva de Legumes, Moringa é a fonte mais rica de Beta -carroteno [vitamina A], para além de prover outro micro nutrientes importantes.”
- Dr. Kamala Krishnaswamy, anterior Director, Conselho Índio
de Pesquisa Médica, Hyderabad.
“ Embora poucas pessoas alguma vez ouviram falar disto hoje, Moringa poderia tornar-se na planta mais valiosa do mundo, pelo menos em termos humanitários .”
- Noel Vietmeyer, EUA Academia Nacional de Ciências, Washington D.C.
Também já na FAO a Moringa não passa despercebida!
Veja a noticia. A Moringa foi a cultura do Mês nesta prestigiada organização! Clique no logo da FAO. e veja a noticia.